terça-feira, 24 de novembro de 2015

Manifesto por uma educação realista

Este espaço destina-se à publicação de textos sobre política educativa. É um espaço orientado para a defesa de uma educação realista. Chamo educação realista a uma educação equilibrada, assente no bom senso e na moderação, uma educação que recusa as utopias e olha com simpatia para as propostas que visam melhorar gradualmente a realidade que temos sem os desvarios dos projetos revolucionários. Pragmática e não utópica. 

Este espaço compromete-se com a pedagogia personalista e olha para a sociedade como um conjunto de pessoas, cada uma com a sua própria individualidade e dignidade, e defende a primazia dos interesses do indivíduo e o primado da pessoa face ao coletivo.

Numa altura em que o projeto revolucionário da esquerda social-comunista assume contornos gramscianos de ocupação gradual de todo o espaço público e das instituições de caráter educativo, cultural e social, é cada vez mais necessário que surjam vozes, ainda que minoritárias e marginais, capazes de desconstruir e desocultar o discurso utópico, profundamente totalitário, embora mascarado de romantismo e igualitarismo, da esquerda revolucionária.

Este blogue é assumidamente um espaço de combate ao social-comunismo na educação e dá particular destaque à desocultação e desconstrução dos discursos neomarxistas, nas suas diferentes máscaras, na área da educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que decidiu juntar-se a este grupo de conversação e debate sobre educação realista, resta-me agradecer a sua colaboração. Aqui dá-se luta ao socialismo.