segunda-feira, 27 de maio de 2019

Pedagogia "nova", velha que tresanda

Publiquei o meu primeiro livro de pedagogia em 1983 com o título Mudar a Escola, Novas Práticas de Ensino (Livros Horizonte). Como o título indica, o livro apresenta e analisa um conjunto de metodologias muito idênticas às que os atuais mandantes do ME e restantes apoiantes e difusores andam a "vender" aos pobres professores como se estas fossem uma novidade. Pedagogias diferenciadas, transversalidades curriculares, trabalho de projeto são coisas velhas de séculos. 

Os atuais mandantes e ideólogos ao serviço do ME social comunista apresentam essas metodologias como se fossem da sua criação e os pobres professores nem sequer suspeitam que elas são velhas de séculos. John Dewey, no princípio do século XX, escreveu abundantemente sobre elas.

Falta aos ideólogos socialistas ao serviço do ME humildade e decência.

O pior de tudo é que os professores engolem tudo o que lhes colocam à frente e acreditam piamente que lhes estão a dar caviar quando, na verdade, a refeição não é mais do que um prato de ovas de um peixe vulgar.

Por que razão os professores engolem tudo o que os ideólogos socialistas lhes põem à frente? Por varias razões: a primeira deriva do facto de os atuais professores serem, quase todos, antigos estudantes medíocres que entraram nas escolas superiores de educação com nota de ingresso de apenas 10 valores. Outra razão deriva do facto de os atuais professores terem sofrido prolongadas lavagens ao cérebro, tanto durante o ensino básico e secundário como durante o ensino superior. É normal que fracos estudantes dêem professores medíocres. O resultado da prolongada lavagem ao cérebro anda associado a uma total dependência do Estado e dos partidos de ideologia social comunista, que arregimentaram os professores com promessas, ilusões e algumas benesses.

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