sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Educação para o empreendedorismo ou ensinar a fazer negócios à custa do contribuinte?

Uma das transversalidades incluídas na nova disciplina Cidadania e Desenvolvimento é o empreendedorismo. Nada contra, não fosse o conceito de empreendedorismo  inserto nas orientações aprovadas pelo ME cheirar em demasia a socialismo.

Há dois conceitos divergentes de empreendedorismo: 

O conceito que foca o uso de estratégias para sacar dinheiro ao Estado, inventando novos direitos supostamente associados a prementes necessidades humanas que o Estado urge saciar. É o empreendedorismo socialista à custa do contribuinte que acabará por pagar sempre a cumplicidade entre Estado e empreendedores. O PS, o PCP e o BE são, nesta perspetiva, grandes empreendedores. O empreendedorismo potencia o crony capitalismo, a dependência e a caça ao subsídio. Os partidos de esquerda,  as ONG e o chamado "terceiro setor", nomeadamente Misericórdias e IPSS, são o exemplo acabado do conceito de empreendedorismo socialista.

O conceito que encara o empreendedorismo como criação de riqueza fora da alçada do Estado, tendo em vista a criação de produtos e serviços vocacionados para saciar necessidades do mercado, e, em simultâneo, dá poder ao indivíduo, tornando-o senhor de si mesmo, capaz de se realizar fora do controlo do Estado, não existe nas orientações do ME porque esse empreendedorismo é contrário ao socialismo.

Assim, tal como há dois conceitos opostos de educação para a cidadania - a cidadania liberal e a cidadania socialista -, também há dois conceitos de empreendedorismo: o que o ME quer  divulgar e transmitir, visando a criação de cidadãos dependentes do Estado, subservientes e conformistas,  e o que permite aos jovens a conquista da soberania, do ser-se senhor de si mesmo, e que conduz a manter o Estado o mais possível fora das vidas deles.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que decidiu juntar-se a este grupo de conversação e debate sobre educação realista, resta-me agradecer a sua colaboração. Aqui dá-se luta ao socialismo.